Hotel Líder

Comercial, Residencial, Uso Misto
HOTEL LIDER-001
HOTEL LIDER-003

Localização Belo Horizonte, MG
Área 8.800 m²
Ano 2010
Autores Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi
Equipe Patrícia Bueno
Renderings JBA Arquitetura
Status Estudo

Será analisado neste estudo a implantação de um Hotel na Rua Alvarenga Peixoto esquina com Avenida Olegário Maciel, lotes 14 e 15 (conformando um “L”), no Bairro Santo Agostinho.

O entorno imediato destes lotes é composto por uma edificação de uso residencial de doze pavimentos a oeste (lote 13), por uma edificação de dois pavimentos a sul e leste (lotes 16 e 17), e a norte, no lado oposto a rua, por um edifício de uso comercial com dez pavimentos de altura. O restante do quarteirão é composto por edificações de alturas diversas, variando entre dois e doze pavimentos.

O lote 14 possui um bem cultural protegido por registro documental aprovado e arquivado pela Gerência de Patrimônio Histórico Urbano, ficando a critério do proprietário sua preservação ou não. O lote 15 possui uma edificação com indicação para tombamento.

O Empreendimento proposto se alinha com os objetivos da Lei n° 9.952, recém aprovada, que visa assegurar o oferecimento das condições e da infraestrutura necessárias para que Belo Horizonte cumpra os compromissos assumidos na condição de cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, além de fomentar o turismo cultural e de negócios da capital e estimular a geração de empregos e renda.
O Hotel projetado atende aos requisitos desta Lei.

A localização da área escolhida para a implantação do Hotel é fundamental devido a inúmeros fatores, dentre eles:
– O bairro e imediações são deficientes na oferta de acomodações à turistas que visitam Belo Horizonte a lazer e a negócios.
– A proximidade com importantes pontos de interesse como a Assembléia Legislativa, Banco Central, Hospital Mater Dei, Mercado Central, Praça Raul Soares, Shopping Diamond Mall, CEMIG, entre outros, permite o acesso a pé a estes locais, dispensando uso de veículos.
– A região é bem servida de transporte coletivo, facilitando o acesso às mais diversas áreas da cidade.
– Acesso fácil a vias estratégicas da malha urbana da cidade como Av. Amazonas, Av. Bias Fortes, Av. Augusto de Lima, Av. Álvares Cabral, Av. do Contorno, Av. Raja Gabaglia ou até mesmo a própria Av. Olegário Maciel.