Residência Esteves

Casas
DZ9P5631
DSC_0161
DSC_0153

Localização Divinópolis, MG
Área 415 m²
Ano  1999
Arquiteto Marcelo Fontes
Status Construído

A residência Frederico e Leandra Esteves se situa em um condomínio fechado que possui grandes áreas de preservação ambiental. O terreno, localizado num dos pontos mais altos do condomínio, possui a vista de um belo vale à nordeste e a sudeste a cidade de Divinópolis.

Criado para um casal de médicos com três filhas O entorno, a topografia e a geometria do terreno foram determinantes no desenvolvimento do projeto.

Uma rampa de acesso leva a um pátio externo que articula casa, os serviços e a área recreativa. As áreas social e íntima são tratadas de forma diferenciada no volume prismático da casa. A área social possui a altura total do prisma, transparência e seus elementos de vedação_ porta de entrada e panos de vidro_ explicitam a volumetria interna. A área íntima, mais fechada e reservada, subdividide a altura do prisma em dois pavimentos_ o andar superior é ocupado pelo quarto do casal e o pavimento térreo pelas filhas, escritório e eventuais hóspedes.
Na área social, foi criada uma caixa de madeira atirantada ao teto_ home theatre_ quebrando o grande volume vazio e proporcionando, através da variação de pé-direito, diferentes ambientes dentro do mesmo espaço. A cozinha, através de um painel de correr permite sua total abertura e integração com as salas.

A área íntima é marcada pela constante integração com o terreno. Os quartos do térreo se articulam com a área recreativa e com um pátio interno a sudoeste. O quarto do casal, através da varanda ao longo de toda a extensão do cômodo, possui uma ampla visão da paisagem à nordeste e do pomar, através de um jardim suspenso, a noroeste.

Os serviços, localizados em um espaço aberto limitado a sudeste pela garagem coberta e pelo pátio interno à noroeste, ficam praticamente invisíveis ao observador externo.

A área recreativa é formada por uma edícula semi-enterrada, com churrasqueira, vestiário e sauna e a área da piscina. O teto gramado da edícula forma um mirante que tem a piscina, comprida e estreita, apontando a paisagem.